Semanário

Pós-produção pra você!

Já tem um bom tempo que planejo o lançamento de um site que fale sobre pós-produção. Não apenas sobre as questões técnicas, por exemplo. A ideia é falar sobre a pós-produção dentro e para além do audiovisual. Curiosamente, foi exatamente quando pensei em sair dessa área que, tive a clareza de que sair não ajudaria.

Depois de algumas más experiências com projetos ultra-estressantes e também, alguns calotes (sim…), comecei a dar aulas e a fazer Airbnb. A partir daí, minha mente curiosa, me leva a estudar algoritmo, big data e também, machine learning. Eu acreditava estar aprendendo algo novo para mudar de área. Entretanto, o resultado é que dei a volta para chegar onde comecei. Porém, agora, convergindo o audiovisual e as novas tecnologias.

Como resultado, percebi que eu precisava fazer algo e ir além. Assim, em 2016, comecei os encontros ao vivo chamados “Café com Pós” e, em seguida, a percepção de que deveria me aprofundar. Com isso, o Resolve na Pós vem nascendo. Gradualmente.

Se tudo der certo, 2017 será o ano em que ele deve ganhar vida na internet. Não só para abarcar dois projetos anteriores, ou seja, o conteúdo das aulas e o Café com Pós. O objetivo é trazer mais informação pertinente, em português, sobre o tema. 

Pós-produção, sempre estudando!


Sempre corri atrás de estudar. Nos anos 90 ainda pairava a verdade de que diploma fazia diferença na vida da gente e era fundamental. Mas, o bom conteúdo vinha com a prática, vivenciando o dia a dia. Conteúdo sobre o assunto, só em inglês mesmo.

Olha, percebi rapidinho que todos estamos carentes de informação compilada na área. Existe uma certa “tradição oral” na pós-produção, onde cada um vai aprendendo e ensinando, contando cases e resolvendo questões em reuniões casuais de “brainstorm” para solucionar problemas.

O que era uma impressão, ficou evidente quando comecei a dar aulas. Mesmo com planejamento preciso entre conteúdo e carga horária, os próprios alunos sempre trazem demandas e dúvidas tão pertinentes que acabam gerando aulas-extra e outros cursos.

Se a experiência me fez uma profissional especialista no que faço, estar em sala de aula me mostrou que  nunca deixa de ser necessário muito estudo e pesquisa. Com isso, é perceptível que o próprio mercado carece de profissionais com conhecimento consistente para dar cabo ao número de projetos que não para de crescer.

Além disso, é fundamental formar profissionais capazes de integrar equipes de ponta, com maturidade para trabalhar em conjunto, além de ter o conhecimento técnico para assinar trabalhos com precisão. Então, tem muito trabalho a ser feito.

Vamos ver como tudo isso aqui se desenvolve. Por hora, o Resolve na Pós, é um local onde se pensa em soluções e práticas para resolver questões de produção, sem precisar resolver tudo na hora da finalização.

Por aqui, divulgarei informações, cursos, palestras e trabalhos relevantes. Falarei sobre conceitos e processos de trabalho e darei dicas para você se formar e se informar melhor. Estejamos conectados, ok? 

Até muito breve!

Author


Avatar