1a Reunião de Coordenadores e Produtores de Pós acontece no Rio de Janeiro

Aconteceu, hoje, no Rio de Janeiro, uma primeira reunião de Coordenadores e Produtores de Finalização. O encontro aconteceu de forma presencial, no bairro do Flamengo. O objetivo principal foi o de estreitar o diálogo entre aqueles que gerenciam os projetos, equipes e departamentos de pós-produção.

Cada profissional pôde falar um pouco sobre a forma como trabalha, além de dividirem cases e experiências. Foi possível, também, trocar informações sobre as relações da área com as outras etapas da cadeia produtiva audiovisual. Falou-se sobre necessidades e processos que envolvem a pós e o desconhecimento de muitos profissionais que se relacionam com ela.

Pauta e Tendências

Orçamentos, cachês, processos de trabalho, gerenciamento de mídia e infra-estrutura também fizeram parte da pauta. Falou-se sobre a “sensação” de a pós-produção operar com “sobras de orçamentos” gerando dificuldades de gerenciamento e corte de recursos. Recursos esses, que muitas vezes, influenciam na qualidade do trabalho e/ou na qualidade de vida dos profissionais envolvidos.

Apesar disso, verificamos uma tendência forte de planejamento e organização de atividades, por parte dos coordenadores. É consenso que trabalho organizado geram equipes mais focadas, resultando em produtividade mais alta. Infra-estrutura ainda é um desafio para todos.

A necessidade de promover mais debates entre os coordenadores e produtores de pós, ficou clara. Assim como facilitar o diálogo entre esse grupo e o mercado. Por isso, foram levantadas algumas ações diretas que podem ser iniciadas, com o objetivo de esclarecer melhor o que se faz em pós-produção. Afinal, cada vez mais, as produtoras audiovisuais se interessam na compra de equipamentos e buscar soluções “in house” para seus projetos.

Esperamos ouvir falar de um segundo encontro em breve.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *